sexta-feira, 2 de julho de 2010

Café em Portugal


























Embora o consumo de café actualmente seja uma bebida vulgarizada, até meados do séc. XX o seu consumo em estabelecimentos comerciais era praticamente uma exclusividade das classes mais altas e estudantes. No interior do país o café era uma bebida base da alimentação, não em todas as casas. Era confeccionada através da infusão de mistura de cáfé, cevada e chicoria. Para a sua confecção eram utilizadas cafeteiras, os pucaros de barro e só mais tarde, especialmente nos escritórios, começou a ser utilizada a cafeteira italiana e os balões de vidro. Como curiosidade, revela-se que nos pucaros de barro para o café acentar a borra, colocava-se no seu interior uma braza retirada da lareira. Nas imagens podemos ver alguns utensilios que se deverão comparar com outros que, na mesma época se utilizavam nos países da Europa Central.

Máquina de Café


Máquina de café para servir café e leite, fabricada na Alemanha em 1940 com peças em porcelanas muito bonitas. Esta máquina pesa 93 kg.

Máquina de Café


Máquina de Café, para servir café e leite, fabricada na Alemanha em 1930

Máquina de Café


Máquina de café expresso fabricada em Espanha em meados do séc. XX

Baralho de Cartas


Lata de Café











Lata de cinco quilos - Café Santirene, comercializado pela firma Monteiro Ramos, Lda - Santarém.

Calendário oferta "A Caféeira, Lda"


Calendários




Máquina de Café


Máquina de Café marca - Brazilia, de dois grupos fabricada em Itália e comercializada em Portugal pela Delta. Trata-se de uma máquina de tecnologia moderna cuja "carcaça" reproduz uma máquina do início do Séc. XX. Esta máquina revelou-se pouco funcional e esteva vários anos ao serviço num bar nas Docas de Alcântara.