segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
PEUGEOT 404 PICKUP
DECIDI PARTILHAR O RESTAURO DA MINHA MAIS RECENTE VIATURA. TRATA-SE DE UMA CARRINHA PEUGEOT 404 - PICK UP, DE ORIGEM FRANCESA, COM PRODUÇÃO ENTRE 1960 E 1975, MONTADA EM PORTUGAL PELA "MOVAUTO".
ESTA VIATURA É UM VERDADEIRO CLÁSSICO DO TRABALHO, ERA MAIS POPULAR QUE A RENAULT 4 L. PEQUENAS EMPRESAS OU AGRICULTORES POSSUIAM UMA VIATURA DESTAS QUE TINHA O PESO BRUTO DE 2410 KGS E CARREGAVA NA CAIXA 1220 KGS. O MOTOR TEM 4 CILINDROS EM LINHA, 1900 CILINDRADA, POSSUI UM DEPÓSITO DE 50 LITROS DE COMBUSTÍVEL, NESTE CASO GASÓLEO, EXISTINDO VERSÕES A GASOLINA. REFRIGERAÇÃO A ÁGUA.
ESTA VIATURA ESTEVE 20 ANOS PARADA NA CAVE DE UM HOTEL DA PRAIA DA ROCHA-ALGARVE. POSSUI ATUALMENTE 74.000 KMS REAIS.
QUANDO VEIO PARA A MINHA MÃO, VERIFICÁMOS QUE POSSUÍA O PISO TOTALMENTE PODRE, A CHAPARIA BASTANTE OXIDADA E CORROÍDA DEVIDO AO AR DO MAR, INÚMERAS FOLGAS NA DIREÇÃO, TRANSMISSÃO E SUSPENSÃO. TUDO FOI REPARADO E MELHORADO. LEVOU PLACAS DE ALCATRÃO PARA AUXILIAR A INSONORIZAÇÃO DO RUIDOSO MOTOR A DIESEL, ADICIONOU-SE LUZ DE MARCHA ATRÁS. O PARA-CHOQUES FICOU BRANCO PARA LHE DAR UM AR MAIS DISTINTO, PROVISORIAMENTE ENQUANTO NÃO DECIDIR MANDAR CROMAR. COMO EXTRA LEVOU UM RÁDIO MODELO DA ÉPOCA "PONTO AZUL". VIDRO PÁRA-BRISAS NOVO. AS PEÇAS NOVAS VIERAM DA ALEMANHA.
EMBORA SEJA UMA VIATURA RELATIVAMENTE RECENTE E BASTANTE POPULAR JUNTO DOS AGRICULTORES E PEQUENOS CONSTRUTORES DURANTE TRÊS DÉCADAS, RESTAM POUCOS EXEMPLARES EM PORTUGAL
ESTA VIATURA TEM UM ÓPTIMO COMPORTAMENTO DE CONDUÇÃO ATÉ AOS 120 KMS.
PELAS FOTOS, PODERÃO APRECIAR COMO CHEGOU E COMO SE ENCONTRA NESTE MOMENTO. SERÁ A MINHA COLABORADORA NO TRANSPORTE DE MOINHOS E MÁQUINAS DE CAFÉ E ESTÁ INSCRITA NO CLUBE DOS AUTOMÓVEIS ANTIGOS DA COSTA AZUL.
Excelente trabalho Carlos. Ficou muito bonita. Também sou proprietário de uma, mas não está restaurada, só algum pormenores. Fique surpreendido com os 120km/h que referiste, a minha apenas chega ao 90 e já parece que o motor vai explodir. Modificaste algo na tua?? Cumpriemntos
ResponderEliminarDaniel Costa
Na verdade não fiz qualquer modificação, embora o motor seja muito ruidoso. Para amenizar um pouco o ruído, coloquei esponja do interior do capot e placas de isolamento no piso e painel onde se encontram os esguichos do parabrisas.
EliminarOla Carlos, Como posso entrar em contacto consigo?
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarQue cintos utilizou?
Adquiri recentemente uma idêntica e esse é um dos melhoramentos que pretendo efetuar.
Obrigado
Já vinham na viatura. Mas atenção, não é obrigatório, mas a partir do momento que os colocar na viatura passa a ser obrigatório o seu uso sempre que estiver a circular.
EliminarAlguem me perguntou, salvo erro no facebook, o nome da empresa alemã fornecedora de peças para o PEUGEOT 404:
ResponderEliminarBasta ir ao Google e digitar, DER FRANZOSE e aparece o catálogo das peças disponíveis para diversas viaturas, escolher, encomendar, pagar e aguardar a chegada.
Senhor Carlos Pereira, depois de ler alguns dos seus posts e de ver como trouxe à vida o seu belíssimo 404 devo dizer que o senhor é uma inspiração. Adquiri uma 404 há 2 anos. Tem estado parada, contigencias da vida. Mas já me preparo para investigar a sua preciosa dica, o site alemão. Cumprimentos, Adelino Catanho
ResponderEliminarUma carrinha destas restaurada pode-se saber qual o preço no mercado?
ResponderEliminar