quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
GEOMONUMENTO EM CAMPO DE OURIQUE
EMBORA TENHA NASCIDO EM ALCÂNTARA E QUANDO ADOLESCENTE FOSSE AOS BAILARICOS DA COOPERATIVA "A PADARIA DO POVO" E DA SOCIEDADE ALUNOS DE APOLO, BEM COMO FREQUENTASSE O ANTIGO CAFÉ CANAS, BEM COMO PASSASSE NA RUA SAMPAIO BRUNO, NUNCA ME APERCEBI DA EXISTÊNCIA DO "GEOMONUMENTO" NAQUELA RUA. RECENTEMENTE AO VISITAR O RENOVADO MERCADO MUNICIPAL DE CAMPO DE OURIQUE FUI ALERTADO PARA A EXISTÊNCIA DO GEOMONUMENTO. E LÁ FUI VER.
POIS É INCRÍVEL, MAS EXISTEM VESTÍGIOS NOUTROS LOCAIS, NOMEADAMENTE JUNTO DO AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES E LOGO A SEGUIR AO VIADUTO DUARTE PACHECO. SABIA QUE O MAR ANDOU POR ALI.
É VERDADE CAMPO DE OURIQUE HÁ VINTE MILHÕES DE ANOS ERA MAR !
O GEOMONUMENTO, TRATA-SE DE UM AFLORAMENTO CALCÁRIO ONDE ESTÃO FOSSILIZADAS COLÓNIAS DE VÁRIAS ESPÉCIES DE INVERTEBRADOS. PELA SUA IMPORTÂNCIA CIÊNTIFICA (OS ESTUDOS GEOLÓGICOS E PALENTOLÓGICOS FEITOS NESTE LOCAL PERMITIRAM DAR A CONHECER 21 NOVAS ESPÉCIES À CIÊNCIA), FORAM FEITOS TRABALHOS PARA PROTEÇÃO DESTE PATRIMÓNIO, BEM COMO PRESTAR INFORMAÇÃO ÚTIL, ATRAVÉS DE VÁRIOS PAINÉIS, DE FORMA A ENQUADRAR O VISITANTE.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Curioso
ResponderEliminarNa zona de Benfica existem também muitos terrenos onde nos cortes se pode visualizar uma camada de fósseis constituídos basicamente por ostras.