segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
PEUGEOT 404 PICKUP
DECIDI PARTILHAR O RESTAURO DA MINHA MAIS RECENTE VIATURA. TRATA-SE DE UMA CARRINHA PEUGEOT 404 - PICK UP, DE ORIGEM FRANCESA, COM PRODUÇÃO ENTRE 1960 E 1975, MONTADA EM PORTUGAL PELA "MOVAUTO".
ESTA VIATURA É UM VERDADEIRO CLÁSSICO DO TRABALHO, ERA MAIS POPULAR QUE A RENAULT 4 L. PEQUENAS EMPRESAS OU AGRICULTORES POSSUIAM UMA VIATURA DESTAS QUE TINHA O PESO BRUTO DE 2410 KGS E CARREGAVA NA CAIXA 1220 KGS. O MOTOR TEM 4 CILINDROS EM LINHA, 1900 CILINDRADA, POSSUI UM DEPÓSITO DE 50 LITROS DE COMBUSTÍVEL, NESTE CASO GASÓLEO, EXISTINDO VERSÕES A GASOLINA. REFRIGERAÇÃO A ÁGUA.
ESTA VIATURA ESTEVE 20 ANOS PARADA NA CAVE DE UM HOTEL DA PRAIA DA ROCHA-ALGARVE. POSSUI ATUALMENTE 74.000 KMS REAIS.
QUANDO VEIO PARA A MINHA MÃO, VERIFICÁMOS QUE POSSUÍA O PISO TOTALMENTE PODRE, A CHAPARIA BASTANTE OXIDADA E CORROÍDA DEVIDO AO AR DO MAR, INÚMERAS FOLGAS NA DIREÇÃO, TRANSMISSÃO E SUSPENSÃO. TUDO FOI REPARADO E MELHORADO. LEVOU PLACAS DE ALCATRÃO PARA AUXILIAR A INSONORIZAÇÃO DO RUIDOSO MOTOR A DIESEL, ADICIONOU-SE LUZ DE MARCHA ATRÁS. O PARA-CHOQUES FICOU BRANCO PARA LHE DAR UM AR MAIS DISTINTO, PROVISORIAMENTE ENQUANTO NÃO DECIDIR MANDAR CROMAR. COMO EXTRA LEVOU UM RÁDIO MODELO DA ÉPOCA "PONTO AZUL". VIDRO PÁRA-BRISAS NOVO. AS PEÇAS NOVAS VIERAM DA ALEMANHA.
EMBORA SEJA UMA VIATURA RELATIVAMENTE RECENTE E BASTANTE POPULAR JUNTO DOS AGRICULTORES E PEQUENOS CONSTRUTORES DURANTE TRÊS DÉCADAS, RESTAM POUCOS EXEMPLARES EM PORTUGAL
ESTA VIATURA TEM UM ÓPTIMO COMPORTAMENTO DE CONDUÇÃO ATÉ AOS 120 KMS.
PELAS FOTOS, PODERÃO APRECIAR COMO CHEGOU E COMO SE ENCONTRA NESTE MOMENTO. SERÁ A MINHA COLABORADORA NO TRANSPORTE DE MOINHOS E MÁQUINAS DE CAFÉ E ESTÁ INSCRITA NO CLUBE DOS AUTOMÓVEIS ANTIGOS DA COSTA AZUL.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente trabalho Carlos. Ficou muito bonita. Também sou proprietário de uma, mas não está restaurada, só algum pormenores. Fique surpreendido com os 120km/h que referiste, a minha apenas chega ao 90 e já parece que o motor vai explodir. Modificaste algo na tua?? Cumpriemntos
ResponderEliminarDaniel Costa
Na verdade não fiz qualquer modificação, embora o motor seja muito ruidoso. Para amenizar um pouco o ruído, coloquei esponja do interior do capot e placas de isolamento no piso e painel onde se encontram os esguichos do parabrisas.
EliminarOla Carlos, Como posso entrar em contacto consigo?
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarQue cintos utilizou?
Adquiri recentemente uma idêntica e esse é um dos melhoramentos que pretendo efetuar.
Obrigado
Já vinham na viatura. Mas atenção, não é obrigatório, mas a partir do momento que os colocar na viatura passa a ser obrigatório o seu uso sempre que estiver a circular.
EliminarAlguem me perguntou, salvo erro no facebook, o nome da empresa alemã fornecedora de peças para o PEUGEOT 404:
ResponderEliminarBasta ir ao Google e digitar, DER FRANZOSE e aparece o catálogo das peças disponíveis para diversas viaturas, escolher, encomendar, pagar e aguardar a chegada.
Senhor Carlos Pereira, depois de ler alguns dos seus posts e de ver como trouxe à vida o seu belíssimo 404 devo dizer que o senhor é uma inspiração. Adquiri uma 404 há 2 anos. Tem estado parada, contigencias da vida. Mas já me preparo para investigar a sua preciosa dica, o site alemão. Cumprimentos, Adelino Catanho
ResponderEliminarUma carrinha destas restaurada pode-se saber qual o preço no mercado?
ResponderEliminar